Analytics e Bigdata
Há uma gigantesca transformação na forma como decisões são tomadas, mas, para isso, é preciso saber coletar, extrair, analisar, classificar, examinar e comparar todos os dados a nossa disposição. E isso não é uma tarefa simples.
A definição simples de Data Analytics pode ser respondida como a ciência de examinar dados brutos para poder extrair conclusões e informações de valores a respeito daquele dado.
​
Geralmente, envolve aplicar um algoritmo ou um processo de automação para extrair esses insights.
​
A análise de dados sempre obtém suas conclusões, a partir de conhecimentos que o pesquisador possui, o que significa que seu foco é na inferência.
Cientistas e pesquisadores, por exemplo, utilizam data analytics para verificar ou desacreditar modelos e hipóteses. Já empresas a utilizam para validar tomadas de decisões.
​
Como é impossível processar todos esses dados usando a memória de um único computador, os dados brutos podem ser estruturados ou não estruturados.
No dia a dia de uma empresa, o Big Data pode se tornar uma grande inundação se não for tratada adequadamente. Existem três "vs" que o definem: volume, velocidade e variedade.
​
O “Massive Analytics Workspace” é uma plataforma de avaliação e análise dos dados gerados pelo Massive AIR, consolidados em nosso Data Warehouse.
O Massive Analytics Workspace foi pensado e construído para ser uma plataforma responsiva, se adaptando a qualquer tipo de navegador e dispositivo com capacidade de se conectar na internet.
O sistema inclui também planilhas com funções estatísticas, software estatístico, sofisticadas ferramentas de mineração de dados e de modelagem preditiva a serem utilizados por estatísticos, matemáticos e cientistas computacionais.